quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Revirando o Baú- Parte II

Iremos responder ao desafio proposto pelo blog Arquivos Jurássicos. Que conta o caso das irmãs Serafina e Josefina.

Vamos que vamos então:
"Un documento es auténtico cuando presenta todos los elementos para proceerlo de autenticidad"

Com base nessa afirmação feita por Duranti podemos concluir que a certidão de óbito é autêntica uma vez que possui todos os elementos que garantem sua autenticidade (criado pelo órgão competente, segue todo o trâmite necessário para sua criação, contém assinatura de pessoa competente, carimbo).
Entretanto este não pode ser considerado verídico uma vez que as informações nele contidas não são verdadeiras. 


O grupo achou o desafio proposto interessante e foi passado de forma clara e objetiva. 


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Atividade revirando o Baú


Conforme proposto no blog mãe vamos utilizar uma postagem feita no blog Alarq da turma do primeiro semestre de 2013.
O desafio é bem simples analise o Boletim de ocorrência que também está disponível aqui e responda se este é autentico justificando sua resposta.





Para fins informativos: A Lei 11.340/06 denominada Lei Maria da Penha é denominada assim em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes que lutou por vinte anos para que seu agressor fosse condenado.A lei dispõe a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Como denunciar?



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Atividade em Grupo: Vamos adivinhar?!

A atividade em grupo proposta essa semana é uma continuação da atividade iniciada em sala de aula na última sexta feira. Após a leitura do texto da Duranti cada grupo formulou uma pergunta para ser respondida por outro grupo, nos do grupo Arquivo Libertário respondemos a pergunta do grupo Jogos Documentados, a pergunta foi a seguinte:

“Quais são os requisitos fundamentais de um documento para o estudo da diplomática?”

Segundo Luciana Duranti, são três os requisitos fundamentais de um documento para que ele possa ser estudado pela diplomática, são eles: A circunstância na qual ele foi escrito (produzido), a natureza jurídica da informação do documento e a forma de compilação dos dados.

Para exemplificar melhor esta resposta vamos pensar em um documento simples como a carteira de identidade (RG) que é um documento que possui esses três requisitos básicos. Quanto à circunstância que ele foi escrito/produzido podemos dizer que devido à necessidade de organizar a sociedade para os mais diversos fins, é preciso que haja este registro geral, uma documentação padronizada que comprove estes dados individuais da população; quanto à natureza jurídica deste documento é nítido que por ser emitido por um órgão público, regulamentado pelo governo e que possui valor legal, podemos comprovar a circunstância jurídica do documento; e quanto à compilação de dados, identificamos que existe a padronização e o reconhecimento de vários dos dados e informações complementares nas carteiras de identidade, como por exemplo: filiação, órgão expedidor, data de nascimento, CPF, dentre outros.


Reconhecendo estes três requisitos, podemos afirmar que o documento pode ser analisado diplomaticamente.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Atividade em grupo- Abrindo os olhos

A atividade proposta consiste em criar dois planos de classificação para os documentos do kit MCEbyte e os documentos criados em sala pelo grupo. 

Segundo o modelo proposto no texto Lopez- identificação de tipologia documentais em acervo dos trabalhadores:





  E segundo o modelo do Conarq:


Atividade Individual Caindo na Realidade


Atividade individual da aluna Stefhannis da Silva Sales

A atividade consistia em criar um novo documento para incorporar ao kit do MCEbyte. O documento criado é uma solicitação de férias.ao 


Atividade Individual - MCEbyte - Higor Mendes 11/0013093


Atividade Individual - Danilo dos Anjos 11/0010507

Vamos a mais uma atividade né?! A atividade individual dessa semana consistia em criar mais documentos pra bagunça da MCE byte. O meu documento é uma folha de pagamento!